terça-feira, 30 de abril de 2013

Assédio Sexual e Culpabilização da Vítima em Sailor Moon



Eu tenho reassistido Sailor Moon desde Junho e eu acabei de chegar na temporada Super S porque assisto pela televisão em ritmo lento. Tenho ouvido repetidamente que esta é a "pior" temporada (ou ao menos a temporada que os fãs gostam menos) e eu não entendo isto porque estou muito empolgada. A justificativa que tenho lido para tal opinião é que esta temporada é muito infantil e boba. 

Então eu paro bem aí porque a primeira metade inteira desta temporada (episódios 128-149) é uma metáfora gigante para assédio sexual e basicamente desmorona toda a cultura do estupro. É um desenho infantil. Dos anos 90. E faz um ótimo trabalho desmoronando essa cultura. 

Adventuresofcomicbookgirl tem uma série de postagens sobre o assunto que fala basicamente tudo o que eu falaria, mas caso você não tenha tempo de ler tudo isso e não assistiu ao desenho, as coisas são mais ou menos assim:

O Trio Amazon é formado por dois homens vestidos de forma sugestiva (Tiger's Eye e Hawk's Eye) e uma mulher trans (Fish Eye). Eles escolhem alvos para seduzir e assim conseguirem acessar o "lindo sonho" deste alvo. Os alvos femininos (e masculinos, em menor escala) não são escolhidos pela forma como se vestem, o que eles estão fazendo ou qualquer coisa que mulheres são ordenadas a fazer ou não fazer (inclusive uma freira é uma das vítimas). Eles são escolhidos de acordo com o gosto de cada um dos membros do Trio. Cada um deles tem um tipo de beleza específica na qual preferem. Tiger's Eye gosta de mulheres jovens, Hawk's Eye prefere mulheres mais velhas, Fish Eye só vai em busca de homens, e isto é o máximo de critério que eles possuem. E aí, ao longo do episódio, eles tentam seduzir a vítima, de forma que consigam que ela fique sozinha - normalmente com a premissa de um encontro romântico - e quando eles se dão conta de que foram rejeitados, eles recorrem à violência.

A vítima então é presa e contida em algo que desconfortavelmente lembra uma cama e o "espelho dos sonhos" aparece através do seu peito. Então o vilão coloca sua mão dentro deste espelho (sim, dentro no sentido de através, o autor levou essa metáfora bem ao pé da letra), dá uma risada ou diz algo como "Sim" enquanto verifica o sonho da vítima. Então, quando o vilão não encontra o que está procurando, ele culpa a pessoa que ele atacou. Culpa a vítima.




Quando digo que o desenho realmente entendeu a metáfora é porque obviamente a vítima está machucada e sente que seu sonho foi violado depois disso, mas as Sailor Senshi (até o momento, apenas Moon e Chibimoon) aparecem e colocam toda a culpa no vilão. COMO DEVERIA SER.


As vezes elas vão além e chamam isso pelo que realmente é. Então elas salvam a vítima que em seguida (com sistema de apoio) se dá conta de que seu sonho não foi destruído e que ela pode seguir com a sua vida e superar isso. Os episódios realmente funcionam como relatos de sobrevivência. 


Todas as Sailor Senshi são atacadas (e Tuxedo Mask), exceto Chibi Usa, algo que me deixou realmente feliz, porque ela tem apenas 10 anos de idade e eu não queria vê-la inserida em uma metáfora de assédio sexual. Então, imagine o meu horror quando o episódio 139 é exibido e eu vejo que a vítima da semana é:



O QUE? NÃO. PARE. ELA É UMA MENININHA. ELA TEM A IDADE DA CHIBI USA. ELA MAL É MAIS ALTA DO QUE CHIBI USA. O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO? PAREM.

Oh não, Tiger's Eye está fingindo ser um sword master descolado que poderia ensinar coisas legais para ela e o pai dela está morto e isso obviamente é uma manipulação porque essa menininha está buscando por uma figura paterna e... não, por favor, parem.

Mas aí...


Assim que essa menininha,  Miharu, está livre, ela dá cobertura (para as Sailors)


E condena esse monstro


E bate na cara deste monstro e salva quatro super-heroínas. Vejam isso. Isso é ela desamarrando quatro super-heroínas e permitindo que Tuxedo Mask finalmente fale "Agora, Sailor Moon!"


E também aprende que, às vezes, fugir para manter-se seguro é um também um tipo de força.

Ela foi a vítima mais ativa da semana, até mesmo mais ativa do que personagens recorrentes da série.

E isso me deixa muito empolgada (empolgada o suficiente para fazer um post sobre isso), especialmente quando me lembro que o público de Sailor Moon normalmente era de meninas entre 6 e 14 anos. Estou sentada aqui com a minha irmãzinha de 10 anos que está bem no meio dessa faixa etária, e, provavelmente, com a mesma idade de Miharu, e eu sei que isso significou algo para ela.

Sailor Moon é sobre crescer, e mais especificamente sobre garotas crescendo e isso tudo é uma ameaça real para qualquer mulher ou menina em qualquer idade. Até este episódio, as vítimas sempre eram professoras, viúvas, acadêmicas, mas as menininhas também precisam de uma narrativa.

Eu verifiquei o restante dos episódios e esta é a única vez em que uma menininha é atacada deste jeito, porque uma vez é o suficiente. Já que os autores decidiram dedicar apenas um episódio a uma menininha como vítima, eu estou feliz por não ter sido Chibi Usa porque meninas não são super-heroínas de verdade, cercadas de outras super-heroínas.

E Miharu, a menininha que não é uma super-heroína, a menininha com uma vida familiar problemática, foi sexualmente assediada e então se tornou a personagem mais ativa e poderosa da série, que possui 200 episódios ao total.

Então cale a boca sobre esse negócio de "pior temporada". 


2 comentários:

  1. Estou apaixonada por essa postagem. Deveríamos ter mais fãs de anime analizando as obras dessa forma. Sailor Moon continua transgressor.

    ResponderExcluir